Isso vem atrapalhando o seu relacionamento também?

Compartilhe o amor...


Já rolou um clima ruim por conta do celular ganhar mais atenção do que você?

Pois é! Isso vem sendo um problema nos relacionamentos.

De acordo com as psicólogas, pouco se sabe sobre esse impacto da era digital na comunicação entre casais, porém, um estudo recente apontou efeitos positivos da tecnologia em casais que estão na fase inicial do relacionamento. Casais em relacionamento de longa distância ou que não moram juntos acabam utilizando serviços de mensagens instantâneas e redes sociais como um recurso de aproximação, integrando a rotina do casal e favorecendo a comunicação.

“A utilização de mensagens de texto teria um impacto positivo por facilitar a interação do casal ao longo do dia, apesar da distância, e especula-se que a interação textual abriria espaço para a idealização do casal”, escrevem as psicólogas. O uso dessas tecnologias acaba favorecendo o rápido aprofundamento de vínculos.

Por outro lado, efeitos negativos também ocorrem, como a má interpretação das mensagens causada pela ausência da entonação de voz e expressões faciais na comunicação por texto. É aquela velha história: você digitou uma mensagem com um ponto final, a pessoa já acha que você está bravo e frio sendo que você achou que a mensagem estava normal, por exemplo. Isso pode acarretar em diversos problemas, como brigas virtuais com o casal discutindo por mensagens.

Mas e quando o casal já mora junto? A tecnologia pode afastar ao invés de aproximar? A facilidade de acesso a outras formas de interação social e entretenimento proporcionado pelos telefones celulares faz com que a habilidade de estar totalmente presente na relação tem sido comprometida, afetando tanto a escuta quanto a fala dos casais. “Para uma comunicação efetiva e de qualidade, o casal precisa estar disposto a aprender estratégias tanto de comunicação quanto de escuta”.

Ou seja, para manter uma boa relação entre quatro paredes com o seu parceiro, o ideal é o casal separar um momento do dia para as tradicionais “mexidas” no celular. Isso serve tanto para ver informações aleatórias quanto para uma distração como os jogos. Isso serve até mesmo para que você não perca parte do seu tempo apenas com o olhar voltado para a tela do celular e não fazendo do seu dia um dia produtivo e proveitoso com quem está do seu lado.

Não basta apenas ter acesso a internet, é necessário usá-la com inteligência. Uma dica: use o meio digital para assistir um filme ou uma série com o seu parceiro (a).  

E bora dar mais atenção pra quem está do seu lado, se não, é fato, a fila vai andar!

Quero Casar Brasil



Compartilhe o amor...